segunda-feira, julho 15

“Vamos pintar Londrina” é lançado em homenagem aos 90 anos da cidade

Na manhã desta sexta-feira (14), foi realizada a solenidade de lançamento da 3ª edição do projeto cultural “Vamos Pintar Londrina”, em homenagem aos 90 anos da cidade, iniciativa da CBN Londrina. De forma criativa e divertida, o projeto incentiva pessoas, de todas as idades, a pintarem um mapa de colorir, estilizado, que traz os principais pontos turísticos, comerciais e históricos de Londrina, que estão na memória afetiva de muitos londrinenses. A solenidade ocorreu na sede do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.

O mapa traz, ainda, figuras ilustres e ícones que nasceram em Londrina e ajudaram a construir os 90 anos de história do município de Londrina, o segundo maior do Paraná. Entre as personalidades estão a diretora do Festival Internacional de Londrina (Filo), Nitis Jacon, o educador Zaqueu de Melo, que dá nome ao Teatro Zaqueu de Melo, o empresário Celso Garcia Cid, o jogador Robertinho, do Londrina Esporte Clube (LEC). As outras edições do projeto foram realizadas nos anos 75 e 80.

Foto: NCom / divulgação

O projeto é uma grande atividade artística onde cada um, do seu jeito, pode participar e pintar Londrina. O mapa foi ilustrado pelo cartunista Ademir Paixão e pelo design gráfico Guilherme Paixão, seu filho, e traz aproximadamente 1.000 desenhos com 357 pontos turísticos que representam Londrina. Esta edição traz, ainda, uma novidade, o site www.vamospintarlondrina.com que mostra estes pontos turísticos. Ele foi construído pela filha do cartunista, Betina Paixão.

O mapa impresso mede 75×50 cm e será distribuído, gratuitamente, na rádio CBN Londrina e nos estabelecimentos comerciais dos patrocinadores do projeto, como Colégio Maxi, Cultura Inglesa, Grupo Barigui, Super Muffato, lojas da Havan, Tintas Mercure, agências da Caixa, lojas do Móveis Brasília, no Hospitalar, para todos que quiserem participar. Os mapas podem ser coloridos à lápis, giz de cera, tinta, canetas hidrográficas ou qualquer outro material que expresse criatividade.

Não há limite de idade para participar e é possível inscrever o número de trabalhos que desejar. Os melhores serão premiados dentro de quatro categorias, com premiação para os três primeiros lugares (Infantil – até 7 anos completos; infanto-juvenil – até 12 anos completo; juvenil – até 17 anos completos; e adulto – acima de 18 anos completos).

Foto: NCom / divulgação

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), é parceira do projeto. Ao todo, 24 mil mapas serão destinados à secretaria e serão distribuídos para crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que este é um projeto fantástico porque conta, de forma resumida, a história de Londrina nestes 90 anos. “É uma iniciativa muito bacana porque o mapa será distribuído em todas as escolas municipais, para milhares de crianças, e isso vai promover a integração das famílias, pois pais e filhos poderão pintar o mapa juntos. Eu, por exemplo, já programei de pintar com meus filhos e esposa”, apontou.

O prefeito ressaltou, ainda, que esta iniciativa traz uma sensação de pertencimento para os londrinenses. “Quando eu entrei na Prefeitura, eu notei que uma grande parcela da população havia perdido o orgulho de ser londrinense e isso me machucava demais, pois temos uma das cidades mais lindas e melhores para se viver. E hoje, dentre as inúmeras conquistas e ações que foram realizadas ao longo destes sete anos e meio de administração, creio que o ocorreu de mais importante foi que o londrinense se reencontrou com a sua autoestima, ou seja, voltou a ter orgulho de ser londrinense. Isso é muito importante, porque a nossa cidade é no nosso lar, é onde nos sentimos protegidos e acolhidos’, enfatizou.

Foto: NCom / divulgação

O diretor-geral da CBN Londrina, Guilherme Lopes, explicou que o mapa do projeto pode ser colorido por pessoas de qualquer idade, de bebês a idosos. “A parceria com as escolas municipais também é muito relevante, pois nada melhor do que um pequeno londrinense, que está usufruindo da educação de Londrina, para criar este vínculo e poder colorir a própria cidade. Isso é muito bacana, pois este é o objetivo do projeto, ou seja, criar, desde cedo, o senso de pertencimento do londrinense”, contou.

Foto: NCom / divulgação

A secretária municipal de Educação, Mariângela Bianchini, salientou que se trata um trabalho muito valioso porque enaltece os pontos turísticos e históricos da cidade. “Nós também participamos das outras edições, pois o projeto vem de encontro com um trabalho que já fazemos na rede municipal, principalmente com as crianças de 3º, 4º e 5º anos, sobre a cidade de Londrina. Temos, também, o projeto Conhecer Londrina, que permite que as crianças façam passeios por estes pontos turísticos. O Vamos Pintar Londrina vem para agregar este trabalho e traz a sensação de pertencimento às crianças com relação à cidade de Londrina que é tão linda e cheia de histórias para contar”, frisou.

Divulgação

Premiação – Os trabalhos devem ser devolvidos, após pintados, até às 18h do dia 25 de outubro, na Rádio CBN Londrina, sediada na Rua Machado de Assis, 25, Shangri-lá, ou nos estabelecimentos dos patrocinadores. A ficha de inscrição, onde são inseridos os dados pessoais, consta no próprio mapa, na parte de trás.

No dia 8 de novembro, uma comissão julgadora irá julgar os melhores desenhos nas quatro categorias e a premiação acontecerá no dia 6 de dezembro, no espaço Vila Rica. Entre os prêmios estão tablet, smartphone, bicicleta infantil, notebook, TV 43 polegadas. Para consultar todos os pontos de distribuição do mapa acesse www.cnblondrina.com.br.

Entre os presentes na solenidade, estiveram o proprietário da CBN Londrina, Amarildo Lopes; a família Paixão, Ademir, Guilherme e Betina Paixão; a diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro; o vereador Eduardo Tominaga, líder do Executivo na Câmara Municipal; e representantes das empresas patrocinadoras.

Fonte e Imagem: Prefeitura de Londrina