segunda-feira, julho 15

Sema inicia plantio de 650 mudas de árvores nativas em fundo de vale do Colúmbia

A equipe do Viveiro Municipal da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) recentemente executou o plantio de 330 mudas de árvores nativas no fundo de vale localizado na Rua Renato Fabretti, no Jardim Colúmbia (região oeste). Divididas entre os dias 5, 10 e 14 junho, as ações foram realizadas por sete servidores.

Foto: Sema/Divulgação

As espécies plantadas, todas originárias da Mata Atlântica, foram aroeira, pau d’alho, pau-ferro, pau-viola, paineira, angico, pitanga, araçá, muntingia calabura, açoita cavalo, gurucaia, gabiroba, sibipiruna, cedro e ingá.

Na segunda-feira (17), a equipe fará o plantio de mais 100 mudas e a previsão é que, nas próximas semanas, o total de árvores plantadas no local seja de aproximadamente 650.

O diretor de Áreas Verdes da Sema, Gerson Galdino destacou a importância da ação. “Esse plantio tem como objetivo ocupar o espaço com mudas nativas, o que evita o desenvolvimento de plantas invasoras e contribui para a melhoria do microclima da região. Além disso, é uma forma de conscientizar as pessoas para que não façam o descarte de resíduos naquele local”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do Viveiro Municipal, Sirlei de Souza, o fundo de vale contemplado pela ação é um ponto frequente de descartes irregulares, e também sofre com a falta de arborização. “Além disso, o plantio vai contribuir para preservar as margens e evitar a erosão do Ribeirão Esperança, que passa por aquele ponto”, disse.

Souza comentou, ainda, que algumas das mudas plantadas são de espécies que proporcionam floradas bonitas, como a sibipiruna e a paineira, entre outras.

Fonte e Imagem: Prefeitura de Londrina