Londrina ultrapassa os 3 mil de saldo positivo de empregos no Caged em 2024

Londrina ultrapassa os 3 mil de saldo positivo de empregos no Caged em 2024

Os dados do Cadastro Universal de Empregados e Desempregados (Caged) de fevereiro, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Trabalho (MTE) nesta quarta-feira (27), registraram um saldo positivo 1.535 de Londrina no balanço da empregabilidade. No reunido do ano, são 3.081 de saldo e uma evolução de 1,84% do mercado formal de trabalho na cidade.

Em fevereiro, foram 10.704 contratações e 9.169 demissões e o saldo positivo foi puxado pelo setor de serviços, com 6.018 de admissões e um saldo de 1.160. Em janeiro, todos os setores da cidade cresceram, registrando 9.591 admissões e 7.978 desligamentos, com um saldo de 1.613. Ao longo dos últimos 38 meses, somente cinco vezes Londrina não registrou saldo positivo no Caged.

Foto: Emerson Dias/NCom

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou a ininterrupção desse movimento de prolongamento. “Londrina vem, há mais de três anos, registrando saldo positivo detrás de saldo positivo no Caged, basicamente com a exceção de dezembro que historicamente é um mês de desligamentos. O mercado formal vem se fortalecendo e, junto com isso, aumentando o número de empreendimentos e negócios muito sucedidos na cidade. É a roda da economia que gira e mantem a cidade aquecida e prosperando, em todos os setores”, comemorou.

Foto: Emerson Dias / NCom

O secretário do Trabalho, Trabalho e Renda, Gustavo Santos, acredita que a tendência é que esse prolongamento se mantenha. “Temos uma tenacidade de muitos meses apresentando essa evolução. Podemos falar que esse é um movimento consolidado na cidade e que a perspectiva é que continuemos crescendo em um bom ritmo. Cada número desse saldo representa famílias que participam da força produtiva, aumentam seu poder de compra, e, com a segurança do salário ao final do mês, investem em qualidade de vida”, afirmou.

Santos ainda lembrou dos investimentos em qualificação profissional feitos pela Prefeitura. “Tivemos, recentemente, a primeira contratação da história da Prefeitura junto ao Sistema S, que entregou dezenas de cursos sem dispêndio e preparou nossa gente para as oportunidades que estão surgindo. Lançamos, esta semana, o pacote de 2024 de qualificação. É um investimento de quase R$ 600 milénio. São mais de quarenta opções de cursos que vão qualificar centenas de londrinenses nas mais variadas áreas e fortalecer, ainda mais, o ecossistema da empregabilidade”, celebrou o secretário.

*Informações e Imagens Prefeitura de Londrina