Londrina está entre as 15 cidades com melhor saneamento do Brasil

Londrina está entre as 15 cidades com melhor saneamento do Brasil

O Instituto Trata Brasil divulgou, nesta semana, o ranking de saneamento imprescindível das centena cidades brasileiras mais populosas. De negócio com o estudo, o município de Londrina está entre as 15 cidades com melhor saneamento do Brasil, ocupando o 14º lugar. A cidade subiu cinco colocações, saindo da 19ª posição para a 14ª, com relação ao levantamento anterior, divulgado em 2023.

Divulgação

O ranking considera indicadores porquê aproximação e eficiência do serviço, desperdício de chuva pelo sistema e investimentos no setor, usando porquê referência dados de 2022. O levantamento foi realizado com base nos indicadores do Sistema Vernáculo de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades, e contou com parceria da GO Associados.

Segundo o estudo, 15 das 20 cidades mais muito avaliadas no aproximação a chuva, coleta e tratamento de esgoto estão no Paraná e em São Paulo. Em média, os 20 melhores municípios têm 98,8% da população com aproximação à chuva potável, a média de coleta de esgoto é de 96% e a de tratamento de esgoto de 78,4%.

Foto: Secretaria de Planejamento, Marcelo Canhada. Foto: registro NCom

Londrina alcançou 99,9% no Indicador de Atendimento Totalidade de Chuva, 99,9% no Indicador de Atendimento Totalidade de Esgoto, e 89,06% em Tratamento de Esgoto. O investimento totalidade do Município, de 2017 a 2021, foi de R$ 441,18 milhões.

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, subir da 19ª para 14ª colocação entre as cidades com melhor saneamento do Brasil é uma conquista importante, porém precisa possuir mais investimentos nesta extensão. “É indumento que Londrina precisa de mais investimentos por segmento da Sanepar, por fim o londrinense paga uma das tarifas mais altas do Brasil. Vamos continuar cobrando”, afirmou.

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora o saneamento imprescindível dos municípios mais populosos do país. Segundo a instituição, 32 milhões de brasileiros não têm aproximação à chuva potável e 90 milhões de brasileiros não possuem aproximação à coleta de esgoto. Clique aqui para ter aproximação ao ranking completo.

*Informações e Imagens Prefeitura de Londrina