Próximo seminário de educação digital do MEC será em 2 de abril

Próximo seminário de educação digital do MEC será em 2 de abril


Na próxima terça-feira, 2 de abril, o Ministério da Instrução (MEC) realizará o segundo encontro do ciclo de seis seminários sobre “Instrução Do dedo: caminhos inclusivos para a transformação curricular na ensino básica”. Na ocasião, a partir do tema “Instrução do dedo e currículo”, pesquisadores e especialistas discutirão a influência da ensino do dedo no currículo da ensino básica uma vez que dimensão de conhecimento contemporânea e direitos de aprendizagem. 
 

O evento também contará com a participação de representantes de redes municipais e estaduais de ensino, os quais compartilharão experiências de incorporação da ensino do dedo de forma transversal, específica e uma vez que eletiva no currículo da ensino básica.  

O ciclo de atividades terá, além dos seminários, seis oficinas. A primeira delas aconteceu no Fórum Regional da União Vernáculo dos Dirigentes Municipais de Instrução (Undime) do Nordeste, e os participantes se reuniram para debater modelos de implementação da ensino do dedo nas escolas. 

Organizados pelo MEC, por meio da Secretaria de Instrução Básica (SEB), os compromissos serão desenvolvidos entre março e junho deste ano e fazem secção da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A política visa direcionar e prometer a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de ensino básica do Brasil. 

Participantes – Os seminários e as oficinas contarão com especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil. Eles vão discutir, dialogar e apresentar contribuições a serem sistematizadas para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de ensino do dedo escolar da Política Vernáculo de Instrução Do dedo (PNED) e da Computação na Instrução Básica (BNCC Computação), complementar à Base Vernáculo Geral Curricular (BNCC). 

Ciclo – O ciclo contará com duas vias de trabalho, sendo uma informativa (on-line) e outra colaborativa, para a construção de caminhos de implementação da ensino do dedo nos currículos das redes de ensino. Isso será feito em parceria com técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos das secretarias de ensino. 

Programação – O evento contará com dois painéis, compostos por:  

  • Quadro 1: Desafios curriculares da ensino do dedo” 

Participantes: a coordenadora da pesquisa Tecnologia da Informação e Informação (TIC) na Instrução, no Cetic.br, Daniela Costa; a consultora da unidade de EduTech do Banco Mundial, Lúcia Delagnello; e o professor doutor do Núcleo de Informática Aplicada à Instrução (Nied) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Armando Valente. 

  • Quadro 2: Integração da ensino do dedo nos currículos” 

Participantes: o secretário de Instrução do Município de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos; a coordenadora de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Instrução de São Paulo, Regina Gavassa; e o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Instrução de Alagoas, Ricardo Martins.  

Para visualizar o restante do cronograma, basta acessar a aba de currículo do Escolas Conectadas.