Ministério de Minas e Energia assina acordos de cooperação em transição energética com governo francês

Ministério de Minas e Energia assina acordos de cooperação em transição energética com governo francês

 

O ministro de Minas e Força, Alexandre Silveira, assinou nesta quinta-feira (28/3) dois acordos com o governo gaulês com objetivo de estugar a transição energética e cooperar na questão da mudança climática global. Silveira participou do evento ao lado do presidente Lula e do presidente da França, Emmanuel Macron.

O primeiro pacto é uma “Enunciação de Intenção Conjunta sobre a Cooperação Franco-Brasileira em Minerais Estratégicos”. Já o segundo é uma “Enunciação de Intenções sobre diálogo de sobranceiro nível para a transição energética e os minerais estratégicos”. Os atos fazem secção de uma série de agendas da Parceria Estratégica entre Brasil e França, cumpridas pelo presidente gaulês no país.

“A partir de agora, vamos unir esforços para estribar a ampliação e o aprofundamento da parceria entre os dois países para que possamos fortalecer o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas para a transição energética, que vão abranger todas as áreas do Ministério de Minas e Força. Assim, teremos a possibilidade de atrair investimentos para substanciar a nossa parceria e trazer o desenvolvimento com inclusão social”, destacou o ministro Alexandre Silveira.

 

.

Na Enunciação de Intenção Conjunta sobre a Cooperação Franco-Brasileira em Minerais Estratégicos, os países irão unir esforços para estribar a ampliação e o aprofundamento da parceria para fortalecer o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas em legislação, regulação, orçamento e organização no setor de mineração, além de explorar conjuntamente a possibilidade de atrair financiamentos para substanciar a sua parceria e estribar projetos em geral.

Já a Enunciação de Intenções sobre diálogo de sobranceiro nível para a transição energética e os minerais estratégicos tem o objetivo de estabelecer o diálogo e a coordenação na espaço de robustez e de minerais estratégicos entre ambos os países, onde serão definidas linhas de trabalho para as cooperações bilaterais acerca do hidrogênio de reles carbono, dos biocombustíveis, do combustível de aviação sustentável (SAF), da robustez nuclear e dos minerais estratégicos.

Viagem ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da França, Emmanuel Macron, esta semana para uma série de agendas ambientais, políticas e estratégicas no país. A viagem intensifica a cooperação entre Brasil e França e estreita os acordos comerciais entre os dois países. Os dois estiveram em Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Por: Ministério de Minas e Força (MME)