Ministério da Igualdade Racial chega a Cabo Verde em missão para o Programa Caminhos Amefricanos

Ministério da Igualdade Racial chega a Cabo Verde em missão para o Programa Caminhos Amefricanos

 

Nesta quarta-feira (03), começa a agenda da equipe do Ministério da Paridade Racial (MIR) na Universidade de Cabo Virente, em Cabo Virente. O objetivo da viagem é aprofundar o diálogo com a instituição para realização do intercâmbio do Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul. A comitiva é composta pela Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo ( Separ ) , Márcia Lima, e pelo Diretor de Combate e Superação do Racismo , Yuri Silva .

A agenda que tem duração até sexta-feira (05) , conta com reuniões com o reitor Prof. Dr. José Arlindo Barreto e sua equipe, muito porquê visitas técnicas nas instalações da Universidade. Também vão participar das reuniões membros da equipe do diretor Yuri, porquê a coordenadora-geral Kátia Régis, a patrão de ramificação Iyaromi Ahualli e o coordenador Adriano Fiúza.

A Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, destacou a valia dessa missão , “estamos trabalhando para aproximação e diálogo entre os países africanos, latino-americanos e caribenhos oportunizar experiências internacionais a discentes negros de todo país .

A Universidade de Cabo Virente é o sorte dos estudantes selecionados na segunda edição do Programa. A viagem é segmento do cronograma e planejamento de atividades que dão encaminhamento a parceria entre as duas instituições para o recebimento dos discentes selecionados.

“Entender as semelhanças e, também, as diferenças que nos aproximam porquê povo preto na Diáspora e no continente africano enriquece essa iniciativa de intercâmbio proposta pelo Governo Brasiliano por meio do Ministério da Paridade Racial , afirma o Diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Yuri Silva.

A edição do Programa voltada para Cabo Virente está com edital aberto e os discentes podem fazer a letreiro até o dia 2 7 de abril , através do site da Capes . Serão 50 bolsistas contemplados para o intercâmbio de quinze dias de duração .

O Programa de Intercâmbios Sul-Sul Caminhos Amefricanos é uma iniciativa do Ministérios da Paridade Racial e do Ministério da Ensino que visa promover intercâmbios para o fortalecimento de uma ensino antirracista, a partir da troca de experiências, conhecimentos e políticas públicas em países africanos e afrodiaspóricos para docentes e estudantes de licenciatura. Os países contemplados no primeiro ano do programa serão Cabo Virente, Colômbia e Moçambique e os intercâmbios devem ter início em 2024.

Por: Ministério da Paridade Racial (MIR)